Logon 53 jericoacoara.aspx

    Visitando Jericoacoara/CE


    Se você já curtiu as dicas do nosso guia turístico, Carlinhos, a sua próxima parada é aqui, onde reunimos todas as sugestões dadas por ele e um pouquinho mais, para que você programe sua próxima viagem e não esqueça de aproveitar nada!


    Jeri, como é carinhosamente chamada, é um dos cantinhos mais bonitos do nosso país.​ Procurada por turistas de todas as partes, a vila, que fica a 23 km de distâncida de Jijoca, está a 300 km da capital cearence, Fortaleza. Tem sossego para quem é de sossego, e tem agitação para quem é de agitação. De descanso nas praias e lagoas até as famosas baladas de Jeri, tudo na medida certa: você aproveita do seu jeito e ainda volta para casa querendo mais.


    ​As incríveis dunas, os mangues, as águas cristalinas, do mar e das lagoas, os passeios de bugue e o pôr-do-sol, que te convida para um fim de tarde de pura paz e contemplação... Jericoacoara é o lugar certo para colecionar, na memória e no coração, momentos e lembranças inesquecíveis!


    De vila à ponto turístico​​ ​​​​


    ​​​Antes, a pequena vila era um lugar desconhecido, habitada por pescadores. Depois de 1985, quando foi descoberto o potencial turístico da região, ninguém mais segurou Jeri. A cidadezinha já foi reconhecida internacionalmente como uma das dez praias mais bonitas do mundo!​​​


    ​Por ser considerada uma APA (Área de proteção ambiental), os visitantes devem pagar uma taxa diária de R$ 5,00 para permanecer na vila. O valor é revertido para a manutenção e preservação do Parque Nacional de Jericoacoara e na expanção da estrutura do município, e pode ser pago antecipadamente pela internet. Assim, visitantes e moradores podem contar com mais conforto e tranquilidade para desfrutarem desse paraíso.​



    O Parque Nacional de Jeri


    ​O Parque Nacional de Jericoacoara fica na r​​ota Leste de Jeri e tem uma extensão de 8.850 hectares​. Por lá, você encontra campos de dunas, uma vegetação de restinga e caatinga e quilômetros de manguezais. De janeiro a junho, período mais chuvoso, acabam se formando centenas de lagoas de águas cristalinas no meio do parque. Muitos dizem que a beleza desse cenário lembra muito outro ponto turístico importante do Brasil: os Lençóis Maranhenses. ​


    Fique ligado: como as lagoas são temporárias, elas permanecem cheias somente no período de fevereiro a setembro. Dos meses de julho a setembro, o tempo é mais quente, então, a água fica mais fresca. 



      As lagoas​​​​ ​​​​

      Imaginou algum dia em tomar um banho de lagoa deitadinho numa rede aconchegante, apenas aprecisando o calor do sol e um dia azul para lá de convidativo? Em Jeri você pode! As lagoas de água doce da região são alguns dos pontos mais procurados por quem visita a vila.​  


      Das águas mais cristalinas, a Lagoa do Paraíso entende! Um dos cartões-postais de Jijoca de Jericoacoara, ​com redinhas coloridas estendidas nos tons de verde e azul das águas, o turista sente-se no próprio Caribe. Chegue por lá com conforto e apreciando o caminho com seu 4x4 alugado na Localiza Hertz (o único modelo de carro convencional que é usado na região, por causa das dunas).


      Além do Paraíso, não deixe de conhecer: ​Lagoa da​​ Tatajuba, Lagoa Azul e do Coração.




      Para fotografar​​ ​​​

       ​​​

      Fotos sensacionais? Não deixe de visitar a famosa Árvore da Preguiça. Ela se tornou um ponto turístico muito visado bem no meio do Parque Nacional de Jericoacoara. Fica l​ocalizada​ durante a trilha e, como é uma árvore deitada, parece que está com preguiça. Na verdade, a árvore tomou essa forma por conta do vento marítimo intenso, que acabou modelando-a desse jeito. Com suas raízes expostas, ​ela forma um cenário lindo para fotos. Importante: a Árvore da Preguiça é uma árvore que merece ser preservada como todas as outras na região. Então, anote aí: o melhor horário de visitação para evitar a formação de filas é entre as 15h e 17h. Como é a 1ª parada do Passeio Leste, fica bem cheia pela manhã.



      Já pensou em vários cliques diferentes para postar nas redes sociais usando como cenário a famosa Pedra Furada​ também, não é mesmo? Então prepare o celular, o protetor solar, o chapéu e os pés para caminhar até o local. Para usufruir dessa paisagem instagramável, é necessário verificar antes em que horário do dia a maré estará baixa, caso contrário, você pode perder a caminhada. É só clicar aqui​ e conferir.​ O trajeto de duas horas (uma para ir e outra para voltar) pode ser feito pela beirada da praia, atravessando a famosa Praia da Malhada, até a Praia da Concha, onde a pedra se encontra.


      ​Também conhecida como Igreja de Jericoacoara, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima​ funciona como uma grande referência numa praça rodeada de restaurantes gostosos. Foi construída em 1945 e é muito admirada pela sua arquitetura. Repare nas pedras: elas foram retiradas no Morro do Serrote, localizado dentro da vila de Jericoacoara, que dá acesso à Pedra Furada.  Não se impressione se, ao visitá-la, esbarrar em algum ensaio fotográfico. Acontece que, por ter um visual tão bonito, a igreja é muito procurada pa​ra isso. Aproveite e colecione as suas próprias fotos no local!



      As praias​​

       ​

      Além das praias da Malhada e da Concha, você passará (com certeza) um ou mais dias aprecisando a Praia Principal​​, que fica bem ao centro da vila. Por lá, você testemunhará um fenômeno muito típico de Jeri: ou a maré está muito alta ou bem baixa. Ainda assim, você poderá curtir.


      Outras praias da região que também são conhecidas, mas pouco frequentadas por turistas por sua falta de infraestrutura ou águas agitadas, são as praias do Preá e da Vitória.




      Um pôr-do-sol de tirar o fôlego​​

       ​​​

      Um item que não pode de maneira alguma ser riscado das coisas a se fazer na vila. Não há como se despedir dessa viagem sem ver o maravilhoso pôr-do-sol na duna! É o momento mais esperado por quem visita Jericoacoara. De cinco e meia até a despedida total do sol, os turistas se reúnem na duna e assistem o belo espetáculo que a natureza pinta nos céus de Jeri.



      Como chegar em Jericoacoara

      ​​​​​​

      Partindo de carro de Fortaleza: Pegue seu 4x4 alugado e vá pela ​​pela CE 085 até Jijoca de Jericoacoara. São aproximadamente 4h 50 min.​

      Partindo de carro de Cruz, do aeroporto: ​Pegar um transfer até Jeri. São cerca de 30 min.



      De olho no próximo destino

      Esperamos que tenha gostado da tour por Jeri.  Aproveite para planejar e conhecer um pouco mais os seus próximos destinos com a Localiza Hertz​.


      Fique de olho no nosso Instagram: em breve, um novo guia turístico vai trazer mais dicas sobre o próximo local!


      Acesse: @localizahertz​


      Estamos com você hoje e nas próximas histórias.​